Equipe Sub-20 mira campanha histórica no Pan da categoria

O Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Atletismo, que será disputado desta sexta-feira (19/7) a domingo (21/7), no Estádio Olímpico de San José, na Costa Rica, é a competição mais forte da categoria em 2019. O evento reúne 458 atletas de 36 países, com destaque para os Estados Unidos, que escreveram 86 atletas, a maior delegação entre os participantes.

O Brasil terá uma equipe com 25 representantes, sendo 17 homens e 8 mulheres, todos com índices exigidos pelos organizadores da competição. O objetivo é melhorar a campanha de 2017, em Trujillo, no Peru, quando a equipe conquistou nove medalhas (uma de ouro, três de prata e cinco de bronze).

Confira programação do Pan-Americano Sub-20 de Atletismo.

O paulista Alison Brendom dos Santos (Pinheiros) é uma das grandes atrações do Brasil e do Pan-Americano Sub-20 de Atletismo. Ele está inscrito nos 400 m com barreiras e no revezamento 4×400 m e participa como um dos credenciados ao ouro. Nos 400 m com barreiras, por exemplo, é o líder do Ranking Mundial Sub-20 da IAAF, com 48.57, marca obtida na conquista da medalha de ouro na Universíade de Nápoles, na semana passada, na Itália. A marca ainda é a quinta melhor no Ranking Mundial Adulto, além de ser recorde sul-americano da categoria até 19 anos.

Outro grande registro de Alison na temporada foi a medalha de ouro nos 400 m do Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Cáli, na Colômbia, com 45.78 – quinto melhor tempo no Ranking da IAAF da categoria.

“Quero tentar melhorar a marca da Universíade, o recorde sul-americano sub-20 e quebrar o recorde do torneio”, disse o atleta, de 19 anos, orientado por Felipe de Siqueira da Silva, treinador-chefe da delegação na Costa Rica.

Felipe, aliás, acredita que o Brasil pode obter bons resultados nos três dias de competição. Nos 400 m com barreiras, destaca Alison e Caio Teixeira (Centro Olímpico). “O Caio vem fazendo bons resultados e é o quinto colocado no Ranking Pan-Americano da categoria” afirmou.

Com base nas estatísticas, o treinador do Pinheiros destaca ainda Chayenne Pereira da Silva (EMFCA-RJ), vice-líder do Ranking dos 400 m com barreiras, além de Luís Fábio Rodrigues (CTPI) no arremesso do peso (terceiro colocado), Luiz Mauricio Dias (UFJF), no lançamento do dardo (terceiro lugar), Alan Christian de Falchi (IEMA São /Bernardo) no lançamento do disco (quinta colocação) e Andrielle Zander (ASA São Ludgero), no salto em distância (terceira marca entre as inscritas).

Com exceção de Erik Felipe Cardoso (SESI-SP), que só chegaria no final da tarde a São José, e de Alan Falchi, cuja preparação ocorreria no Ciemhcavi Track Heredia (disco), os outros atletas treinariam no Estádio Olímpico, palco na competição.

Érico Lotufo

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa