Troféu Brasil terá atrações olímpicas na marcha atlética

A marcha atlética é uma das modalidades do Atletismo que mais evoluiu no Brasil nos últimos anos. E os torcedores poderão ver de perto a nata desta especialidade no próximo sábado (dia 10), durante a disputa das provas masculina e feminina dos 20 km do Troféu Brasil de Atletismo, em São Bernardo do Campo.

As duas provas serão realizadas em circuito de rua, de 1 km, a ser montado na Avenida Lauro Gomes, no Bairro Vivaldi. A largada masculina está prevista para as 08 horas e a feminina para as 09 horas. Todas as outras provas do Troféu Brasil serão disputadas na Arena Caixa, na Rua Tiradentes, 1840, na Vila do Tanque, de sexta-feira (9) a domingo (11).

Entre os participantes, dois dos melhores marchadores do mundo na atualidade: o brasiliense Caio de Sena Bonfim (CASO), 4º colocado nos Jogos do Rio 2016, e a pernambucana Erica Rocha de Sena (B3 Atletismo), que ficou em 7º lugar na Olimpíada.

Caio e Erica conseguiram no sábado passado (3) os melhores resultados de 2017 no GP de La Coruña, na Espanha, etapa do Circuito Mundial de Marcha da IAAF. Com 1:21:04 e a 6ª posição, o brasiliense ocupa a 21ª colocação no Ranking Olímpico da IAAF, que leva em conta três atletas por país em cada prova. Já Erica, ganhadora da medalha de ouro, com 1:29:16, está em 8º lugar no Ranking.

Os dois participam do Troféu Brasil de Atletismo como mais uma etapa na caminhada para o Campeonato Mundial de Londres, na Grã-Bretanha, que será disputado em agosto. “Fiquei muito feliz com meu desempenho na Espanha e agora espero conseguir meu quinto título no Troféu Brasil”, disse Caio, de 26 anos, que se recuperou de uma virose.

Se Caio busca o pentacampeonato, Erica, de 32 anos, tenta nada menos do que a sétima vitória consecutiva na competição. “Estou vivendo um ano muito bom. Tenho competido menos, mas todos os planos estão voltados para o Mundial”, comentou a atleta, vencedora este ano de dois GPs da IAAF. Além de La Coruña, ganhou também o de Monterrey, em março, no México.

Nas duas provas, estão confirmados mais três atletas olímpicos: o paranaense Moacir Zimmermann (AABLU), também qualificado para o Mundial de Londres, o catarinense José Alessandro Bagio (AABLU) e a pernambucana Cisiane Dutra Lopes (AASD).

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa