Maior campeão, Brasil compete no Sul-Americano Sub-20

A Seleção é considerada a favorita do Campeonato, que será disputado neste sábado e domingo, no Estádio Pedro Grajales, na cidade de Cáli, na Colômbia, com a participação de atletas de 14 países

Com a presença de 47 atletas – 22 homens e 25 mulheres -, a Seleção Brasileira disputa neste sábado (15/6) e neste domingo (16/6) a 43ª edição do Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Atletismo, no Estádio Pedro Grajales, na cidade de Cáli, na Colômbia. O Brasil busca manter a hegemonia na competição, que reúne participantes de 14 países.

O programa horário definitivo do evento será confirmado nesta sexta-feira (14/6), a partir das 21 horas de Brasília, quando será realizado o Congresso Técnico. A programação inicial divulgada pelos organizadores, no entanto, prevê 23 finais neste sábado – 10 pela manhã e 13 à tarde e à noite.

Na parte da manhã, a grande expectativa é para as finais dos 100 m no masculino e no feminino. Erik Cardoso (12º no Ranking Mundial, com 10.30) e Lucas Rodrigues (15º, com 10:32) são considerados os favoritos entre os homens. Já Lorraine Martins (16ª, com 11.41) vai defender o título de campeã no feminino, obtido em 2017, em Georgetown, na Guiana. A outra representante brasileira na prova é Letícia Lima, medalha de bronze nos 200 m dos Jogos Olímpicos da Juventude, no ano passado, em Buenos Aires, na Argentina.

O paulista Erik Cardoso e a carioca Lorraine, ambos de 19 anos completados este ano, participam da competição com experiências no adulto. Erik integrou o revezamento 4×100 m, medalha de prata no Sul-Americano de Lima, no Peru, enquanto Lorraine foi titular da equipe feminina 4×100 m, quarta colocada no Mundial de Revezamentos de Yokohama, no Japão.

No período da tarde/noite, a atração brasileira é Alison Brendon dos Santos, que disputa a final dos 400 m. Ele tem a oitava marca do mundo da categoria, com 46.09. O paulista lidera o Ranking Mundial dos 400 m com barreiras, com 48.84, mas abriu mão da prova.

“O atletismo do Brasil conta com uma equipe forte, tem tudo para brigar pelos títulos. Os atletas estão motivados e de olho no Pan-Americano de San José”, comentou Alexandre Moratto, o treinador-chefe da equipe, referindo-se ao Pan Sub-20 da Costa Rica, marcado para o período de 19 a 21 de julho. A competição colombiana é uma ótima oportunidade para os atletas conseguirem os índices exigidos para San José.

O principal adversário brasileiro na no Sul-Americano Sub-20 de atletismo será a Colômbia, que competirá em casa com uma equipe de 60 atletas. O destaque é Valeria Cabezas Caracas, campeã olímpica da juventude, especialista nos 100 e nos 400 m com barreiras.

Os organizadores confirmaram a participação de atletas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Guiana e Suriname, além de convidados de El Salvador e Porto Rico.

João Fraga

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa