Luta de clubes pelo Brasileiro Sub-20 está aberta

Técnicos apostam numa decisão bem equilibrada da competição, que tem entrada gratuita para o público no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista, sexta-feira, sábado e domingo (31/5, 1 e 2/6)

A luta pelo título da 10ª edição do Campeonato Brasileiro Sub-20 de Atletismo está aberta. A opinião é dos principais clubes envolvidos na disputa do torneio, que será disputado desta sexta-feira (31/5) a domingo (2/6), no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista, com entrada franca.

Na edição de 2018, a Orcampi Unimed (SP) foi a campeã, com 219 pontos, seguida do SESI (SP), com 156, e da EMFCA (RJ), com 146 pontos. Este ano, os dirigentes das equipes apostam em equilíbrio, o que torna a disputa ainda mais atraente para o público.

“A Orcampi não está com uma equipe tão estruturada como nos anos anteriores”, comentou o técnico e presidente do clube Evandro Lazari. “Temos uma equipe mais jovem, mas mesmo assim tentaremos fazer uma boa participação, dentro das nossas possibilidades.”

O treinador destaca dois atletas: Bruno Benedito (400 m) e o Matheus Estevão Borges (3.000 m com obstáculos), que ocupam o segundo lugar no Ranking Nacional da categoria nas duas provas.

Já o SESI/SP, que terá 21 atletas na competição, brigará pelo título masculino, segundo o técnico Darci Ferreira. “Nossos rapazes estão bem, mas no geral será mais difícil”, avaliou Darci.

Entre as atrações do time está o velocista Erik Felipe Barbosa Cardoso, que integrou a equipe de revezamento 4×100 m, medalha de prata no Sul-Americano de Lima, no Peru. Outros são Lucas Conceição Vilar, também nos 100 e 200 m, Adrian Henrique Dias Vieira, nos 110 m com barreiras e salto em distância, Agnaldo Barbosa Gonzaga, nos 800 m e 1500 m.

Na EMFCA (RJ), campeã de 2016 e 3ª em 2018, a técnica Neusa Aparecida Amaral destaca a barreirista Chayenne Pereira da Silva, convocada para várias competições internacionais. “Não temos uma equipe tão forte este ano, mas vamos brigar por bons resultados. Perdemos alguns atletas, como a Lorraine Martins, mas o importante é lutar pela melhor colocação possível”, disse Neusa.

A competição reúne algumas das maiores promessas do atletismo e para os fãs do esporte a entrada no CNDA, localizado na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, s/n (acesso pela Rodovia Alkindar Monteiro, km 50,5 – SP 063), é gratuita, não havendo necessidade de apresentação de ingresso.

A confirmação final de participação será feita no Congresso Técnico do evento, marcado para quinta-feira (30/5), a partir das 16 horas, no Auditório do Colégio AZ – Prédio 3 – em área conjunta ao CNDA.

A CBAt anunciou um novo Programa Horário. As competições serão abertas às 8 horas de sexta-feira, com os 100 m do decatlo. A última prova será no domingo, às 16:40, com a final feminina dos 5.000 m.

Mais informações no site da competição.

 

João Fraga

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa