Paulo André voa nos 100 metros em meeting na Califórnia

Com o tempo de 10.02s (0.5), Paulo André iguala o melhor resultado da carreira e o recorde sul-americano sub-23, além de registrar a segunda melhor marca da temporada 2019 no Ranking Mundial da IAAF

O velocista Paulo André de Oliveira foi o destaque no Bryan Clay Invitational, disputado nesta sexta-feira (19/4), em Azusa, Califórnia, nos Estados Unidos, meeting que contou com a participação de vários brasileiros que treinam no Centro Olímpico de Chula Vista, em San Diego.

Paulo André (Pinheiros-SP) venceu os 100 m com 10.02s (0.5), ratificando a melhor marca da carreira e os índices para o Mundial de Doha, Catar, e os Jogos Pan-Americanos de Lima, Peru. Com o resultado, Paulo André assume o segundo lugar no Ranking Mundial da IAAF de 2019, ficando atrás somente do cubano Roberto Skyers, que tem 9.98 (1.0).

A marca iguala o recorde sul-americano sub-23 alcançado pelo atleta paulista, radicado em Vila Velha, no Espírito Santo, em setembro, quando venceu o Troféu Brasil Caixa de Atletismo, em Bragança Paulista (SP). O pódio em Azusa foi todo brasileiro. Além de Paulo André, Rodrigo Pereira do Nascimento ficou em segundo lugar, com 10.19, seguido de Jorge Henrique Vides (Pinheiros-SP), com 10.33.

Paulo André, Rodrigo e Jorge Henrique estão no grupo de velocistas que treinam para o Mundial de Revezamentos de Yokohama, no Japão, em maio.

Nas outras provas, destaque para Gabriel Constantino de Oliveira (Pinheiros), que venceu os 110 m com barreiras, com 13.77 (0.6), ratificando a qualificação para o Pan.

Fernanda Borges, que tem ótima atuação neste início de temporada, venceu o lançamento do disco, com 61,65 m, repetindo as marcas exigidas para Doha e Lima.

Nos 400 m, Geisa Coutinho e Tiffany Marinho, que viajaram nesta semana para os Estados Unidos para treinar para o Mundial de Revezamentos ficaram em primeiro e segundo lugares, com 52.40 e 52.51, ambas com índice para o Pan de Lima. Na prova masculina, Alexander Russo terminou em quarto lugar, com 46.78.

Em Mt Sac, em Torrance, também na Califórnia, quem conseguiu índice para o Pan foi o paulista Ederson Pereira (Pinheiros), que venceu os 10.000 m, com 28:32.69. Da mesma forma, Allan Wolski (Pinheiros), mesmo em sétimo lugar, ratificou a qualificação para o Pan, com 73.51 m – liderando o Ranking Brasileiro do lançamento do martelo.

O Camping Internacional de Treinamento e Competição faz parte do Programa de Preparação Olímpica (PPO), com recursos do Programa Caixa de Campings da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Já no Michael Johnson Invitational, disputado em Wako, no Texas, Alencar Chagas Pereira (ARPA-Rio Preto), de 20 anos, venceu nesta sexta a prova do martelo, com 68,31 m. Com o resultado, também obteve qualificação para o Pan. Ele competiu pelo Barton Community College.

João Fraga

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa