Mirando Tóquio, Fernanda Borges faz melhor início de temporada

A lançadora esteve em quatro competições nos Estados Unidos, no Camping Internacional de Treinamento e Competição de Chula Vista

A lançadora Fernanda Borges faz o melhor início de temporada de sua carreira e em competições nos Estados Unidos e chegou ao terceiro lugar no Ranking Mundial da IAAF de 2019, com a marca de 63,96 m, feita no Torneio Internacional de Chula Vista, disputado em San Diego, no dia 11/4. Uma prova forte, que teve como vencedora a norte-americana Valarie Allman, com 67,15 m, recorde pessoal e primeiro lugar do Ranking Mundial.

A gaúcha Fernanda já estava nesta terceira posição no Ranking com o resultados de 62,76 m, conseguido em 24 de março, quando venceu a primeira das quatro competições que já fez nos Estados Unidos, o San Diego State Aztec Track and Field Invitational, com índice para o Mundial de Doha, Catar.

Em 30 de março, no 4 Titus and Ely Invitational, em Irvine, Fernanda venceu o lançamento do disco com 60,58 m, e na sexta-feira (12/4), no Triton Invitational, em San Diego, ficou em terceiro, com 61,02 m. Valarie Allman venceu novamente, com 64,44 m, seguida de Kelsey Card, com 61,25 m.

Fernanda e seu técnico João Paulo Alves da Cunha estão no Camping Internacional de Treinamento e Competição, que integra o Programa de Preparação Olímpica (PPO), em Chula Vista, San Diego, Estados Unidos, desde o dia 20 de março.

“Foi o melhor início de temporada para ela. Espero que possa evoluir. Na penúltima competição aqui lançou 63,96 m e manteve o terceiro lugar do mundo. Mesmo com a americana passando a ser líder do Ranking (Valarie Allman), a Fernanda também melhorou a marca dela do ano (em 20 centímetros) e ficou em terceiro. Teve uma sequência boa – quatro lançamentos acima de 63 metros, nunca havia feito essa média. Temos mais duas competições aqui e o GP no Brasil (dia 28 de abril). A expectativa é de que possa melhorar resultados”, afirmou o técnico João Paulo. A melhor marca de Fernanda é 64,66 m, de setembro de 2018, obtida em Bragança Paulista.

O Triton Invitational, em La Jolla, Califórnia, prosseguiu neste sábado (13/4), quando Alan Wolski venceu o lançamento do martelo com 72,20 m. Joe Elis, de Michigan, foi segundo (70,59 m, e Erick Loomis, do St Northridge, o terceiro (67,55 m). Alan já tinha índice para os Jogos Pan-Americanos de Lima, Peru (a marca exigida é 68,00 m), com os 73,29 m feitos em Concepción del Uruguay, na Argentina.

Gabriel Constantino venceu os 110 m com barreiras com a boa marca de 13:38 (1,5 m/s), terceira do mundo, e Juliana De Menis Campos ganhou o salto com vara com 4,37 m. Alison dos Santos também ganhou sua prova, os 400 m com barreiras, com 49:93.

O Camping Internacional de Treinamento e Competição integra o Programa de Preparação Olímpica (PPO). As atividades do Camping Internacional no Centro Olímpico de Treinamento de Chula Vista, visam os Jogos de Tóquio 2020, mas também os Jogos Pan-Americanos de Lima e o Mundial de Atletismo de Doha, competições desta temporada.

Otávio Freire

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa