Brasileiros terminam primeiro dia da Copa Pan-Americana de Marcha Atlética

Brasileiros participaram neste sábado (dia 13) do primeiro dia de competições da 18ª Copa Pan-Americana de Marcha Atlética, realizada num circuito de 1 km montado na Avenida José Larcos, em Miraflores, um dos distritos de Lima, no Peru.

Nos 20 km masculinos da Copa Pan-Americana de Marcha Atlética, o brasiliense Caio Sena Bonfim terminou em 30º lugar, com 1:31:47. Quarto colocado nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, ele disse que não conseguiu acompanhar o ritmo da prova. “O dia não foi bom. Não consegui fazer o que sempre faço. Não tive nenhum problema físico. Só não consegui acompanhar o ritmo do grupo principal. A prova dos 20 km é dura, cansativa e dei de tudo para diminuir a diferença, mas não consegui chegar mais à frente”, explicou o marchador, que no próximo dia 2 de junho disputa o GP de La Coruña, na Espanha.

O colombiano Eider Arevalo confirmou a boa fase e foi o vencedor da Copa Pan-Americana de Marcha Atlética, com o tempo de 1:21:01, seguido do canadense Benjamin Thorne (1:21:15) e do mexicano Omar Yussamid (1:22:00).

No feminino da Copa Pan-Americana de Marcha Atlética, a prova teve uma disputa acirrada no início, mas prevaleceu o favoritismo da mexicana Maria Guadalupe Gonzales, medalha de prata nos Jogos do Rio e ouro no PAN de Toronto. Ela bateu o recorde da competição, com 1:28:09. A peruana Kimberly Garcia e a equatoriana Paola Bibiaperez quebraram os recordes nacionais de seus países, com 1:29:15 e 1:30:00, respectivamente, garantindo a prata e o bronze.

A brasiliense Liliane Priscila Barbosa concluiu as 20 voltas no circuito de 1 km em 1:48:21, terminando na 26ª colocação. Ainda neste sábado foram disputadas as provas de 10 km masculina e feminina da categoria sub-20.

A Copa Pan-Americana de Marcha Atlética termina neste domingo (14), com a realização das provas masculina e feminina dos 50 km. A largada, conjunta, está prevista para as 7 horas locais (9 no horário de Brasília). O Brasil será representado pelos catarinenses José Alessandro Bagio e Nair da Rosa, que terão de dar 25 voltas no circuito de 2 km.

Giovana Pinheiro
Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa