Brasileiros marcaram presença em competições mundiais em 2018

Atletas do Brasil subiram ao pódio em eventos internacionais em 2018. Confira a retrospectiva!

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) levou o Brasil a disputar todos os campeonatos internacionais realizados na temporada pelas entidades oficiais do esporte: IAAF, AIA e CONSUDATLE. Além de participar também de eventos poliesportivos, com equipes de Atletismo integrando delegações formadas pelo COB.

O torneio mais importante de 2018 foi o Mundial Indoor, realizado pela segunda vez na cidade britânica de Birmingham. A primeira vez foi em 2003, quando Maurren Maggi ganhou bronze no salto em distância.

Desta vez, o mato-grossense Almir Cunha dos Santos, o Almir Junior, foi o destaque do País ao conquistar a medalha de prata no salto triplo no dia 3 de março, com 17,41 m. Foi a 16ª medalha do País na história dos Mundiais em Pista Coberta.

No Mundial Indoor de Birmingham, o Brasil teve uma equipe de sete atletas, todos com os índices exigidos pela IAAF. Outros bons resultados foram alcançados por Darlan Romani, quarto colocado no arremesso do peso, com 21,37 m (recorde sul-americano em pista coberta), e por Gabriel Oliveira Constantino, sexto nos 60 m com barreiras, com 7.71 (fez 7.61 na semifinal).

Mundial Sub-20

O Brasil conquistou duas medalhas no Mundial Sub-20, outra competição do calendário da IAAF, disputado de 10 a 15 de julho, na cidade de Tampere, na Finlândia. Mirieli Estaili Santos conquistou a medalha de prata do salto triplo, com 13,81 m (1.5), enquanto Alison Brendom dos Santos ganhou bronze nos 400 m com barreiras, com 49.78 (recorde pessoal).

Com os resultados obtidos em Tampere, Mirieli e Alison terminam a temporada 2018 na quarta colocação no Ranking Mundial Sub-20.

O Brasil teve uma delegação com 20 atletas – sete homens e 13 mulheres. Além da prata de Mirieli e do bronze de Alison Santos, outros finalistas foram: Pedro Henrique Rodrigues, 5º no lançamento do dardo; Lorraine Martins, 6ª e 7ª nos 100 e nos 200 m, respetivamente; 8ª no revezamento 4×400 m (com Marlene Santos, Tiffani Marinho, Chayanne da Silva e Letícia Lima); Valquiria Meurer, 9ª no lançamento do disco; e Fabielle Samira Ferreira, 10ª no lançamento do dardo.

Mundial de marcha atlética

A pernambucana Erica Rocha de Sena ficou em quarto lugar no Mundial de Marcha Atlética, realizado nos dias 5 e 6 de maio, na cidade de Taicang, na China, com 1:28:11.

Na oportunidade, ela recebeu a medalha de bronze do Mundial de Roma 2016, quando havia terminado em quarto lugar, mas herdou o terceiro lugar com a desqualificação da chinesa Hong Liu, que terminara em primeiro, mas que depois foi desqualificada por doping.

Erica foi, ainda, a vice-campeã do Circuito Mundial de Marcha, organizado pela IAAF.

Jogos da Juventude

Nos Jogos da Juventude disputados em Buenos Aires, dois atletas brasileiros na categoria sub-20 deram medalhas ao País: Lucas Conceição Vilar e Letícia Maria Lima, que levaram o bronze nos 200 m, masculino e feminino.

Marina Balbino

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa