Em período de treinos, Darlan e Cleverson vencem em Clermont, nos Estados Unidos

O catarinense Darlan Romani (B3-SP) e o paulista Cleverson Pereira Oliveira (Orcampi Unimed-SP) venceram nesse sábado (15) as provas do arremesso do peso e do lançamento do disco, respectivamente, do NTC Invitational de Clermont, na Flórida, Estados Unidos. Os brasileiros participaram da competição como parte do Camping de Treinamento e Competições da CBAt, numa parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), visando os Jogos de Tóquio 2020.

Darlan, quinto colocado nos Jogos do Rio 2016, venceu a prova em Clermont, com 19,79 m. Já Cleverson ganhou o disco, com 55,59 m. De uma forma geral, porém, os fortes ventos atrapalharam os resultados da competição. A IAAF só homologa as marcas obtidas com ventos até 2,00 m/s, limite máximo aprovado pelas regras da Associação Internacional das Federações de Atletismo.

Para se ter uma ideia, o paulista Paulo André Camilo de Oliveira (Pinheiros-SP) marcou 10.08 na final dos 100 m, chegando em segundo lugar, atrás somente do norte-americano Dentarius Locke, campeão, com 10.06. A velocidade do vento em Clermont, porém, estava em 5,5 m/s. O mesmo ocorreu nos 200 m, com Paulo André, que venceu a série 5 semifinal, com 20.31 (3.2).

Nos 110 m com barreiras, Eduardo Rodrigues de Deus (Orcampi Unimed-SP) ficou em 4º lugar na final com 13.52, seguido de Gabriel Oliveira Constantino (Orcampi Unimed-SP), com 13.57 (o vento estava em 5.8).

No salto triplo, Mateus Daniel Adão de Sá e Claudine Gimenes de Jesus também competiram. As duas marcas também não poderão ser homologadas. Mateus ficou em 2º, com 16,32 m, enquanto Claudine terminou em quarto, com 13,28 m.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa