20 atletas são convocados para o Mundial de Revezamentos nas Bahamas

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou nesta terça-feira (dia 11) os 20 atletas que representarão o País no Campeonato Mundial de Revezamentos, que será disputado nos dias 22 e 23 deste mês de abril, em Nassau, nas Bahamas. O Brasil mais uma vez decidiu levar as quatro equipes olímpicas – 4×100 m e 4×400 m – no masculino e no feminino para a competição organizada pela IAAF.

O objetivo é buscar vaga nas finais das quatro provas e, se completar, as equipes garantirão participação no Campeonato Mundial de Atletismo de Londres, na Grã-Bretanha, marcado para agosto.

A CBAt chamou cinco atletas para cada uma das provas para o Mundial de Revezamentos, levando-se em conta o Ranking Brasileiro deste ano nos 100 m e dos 400 m no dia 9 último, conforme critério de convocação fixado pela Confederação.

Dos atletas mais bem colocados no Ranking, apenas Letícia Cherpe de Souza (BM&FBovespa), vice-líder dos 400 m, não pôde atender a convocação. Ela correu a prova em 52.86, no dia 8 de abril, em Waco, nos Estados Unidos, mas tem compromissos com a Universidade de Baylor, no Texas, onde está estudando.

Entre os convocados para o Mundial de Revezamentos, especialmente no revezamento 4×100 m, há uma renovação. Derick Silva (Pinheiros) e Felipe Bardi dos Santos (SESI) foram chamados pela primeira vez para uma seleção adulta. Derick, aliás, foi um dos destaques do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-20, encerrado domingo (9), em São Bernardo do Campo (SP). Ele venceu os 100 e os 200 m, quebrando os recordes da competição nas duas provas.

No 4×400 m, marca a volta de Anderson Freitas Henriques (Sogipa). Depois de dois anos lutando contra lesões, ele voltou a competir e garantiu a quarta colocação no Ranking, com 46.51, tempo obtido no dia 1º de abril, em São Bernardo.

“Ele está voltando aos pouco, mas bem, de uma forma segura”, disse o treinador Leonardo Ribas. Anderson foi finalista no Mundial de Moscou 2013, quando correu os 400 m, em 44.95.

Para o gerente de Alto Rendimento da CBAt, Clovis Alberto Franciscon, o Brasil terá boas equipes em Nassau. “Vamos apostar no trabalho antecedente e no conjunto que será formado até o início da competição”, disse Clovis. A CBAt decidiu não levar o segundo reserva para a competição.

Os atletas convocados

Masculino

4×100 m
Vitor Hugo dos Santos (BM&FBovespa-SP)
Derick de Souza Silva (Pinheiros-SP)
Bruno Lins (CT Piauí-PI)
Antonio Cesar Rodrigues (BM&FBovespa-SP)
Felipe Bardi dos Santos (SESI-SP)

4×400 m
Lucas da Silva Carvalho (Orcampi Unimed-SP)
Hederson Alves Estefani (Pinheiros-SP)
Alexander Russo (BM&FBovespa-SP)
Anderson Freitas Henriques (Sogipa-RS)
Hugo Balduino de Sousa (BM&FBovespa-SP)

Feminino

4×100 m
Rosangela Santos (Pinheiros-SP)
Vitoria Cristina Rosa (BM&FBovespa-SP)
Kauiza Moreira Venancio (Pinheiros-SP)
Tania Ferreira da Silva (BM&FBovespa-SP)
Bruna Jessica Farias (Pinheiros-SP)

4×400 m
Geisa Coutinho (Orcampi Unimed-SP)
Jailma Sales de Lima (BM&FBovespa-SP)
Jessica Roberti da Silva (BM&FBovespa-SP)
Natallia Oliveira da Silva (Orcampi Unimed-SP)
Cristiane dos Santos Silva (APAAB-SC)

Nas Bahamas, no Mundial de Revezamentos, os atletas terão o apoio de Jerry Welton Gadelha (chefe da delegação), Carlos Alberto Cavalheiro (treinador-chefe) e dos treinadores Victor Fernandes, Evandro Lazari e Adriano Vitorino. Acompanham a equipe ainda o médico Warlindo Carneiro da Silva Neto, o fisioterapeuta Marcos Augusto Vitulo e o massaterapeuta Jorge Antonio Lima.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa