Atletismo do Brasil é ouro nos 4x400m misto

Seleção brasileira vence prova emocionante. Outros destaques da sessão noturna são decatlo e 400m

Foi com emoção!! Teve de tudo na final dos 4x400m misto, em que o Brasil conquistou a medalha de ouro para encerrar a primeira sessão noturna do atletismo nos Jogos Sul-Americanos de Assunção. A medalha, porém, salvou uma noite apagada, em que os outros destaques foram a liderança de Felipe Vinicius dos Santos ao fim do primeiro dia de decatlo e a classificação de dois representantes do Brasil para a final dos 400m rasos.

A final dos 4×400 começou com a Venezuela disparando na frente e Anderson Henriques entregando apenas em segundo para Maria Victoria Sena. O destaque do time brasileiro foi Douglas da Silva que ultrapassou os rivais e disparou na terceira perna. Completando a prova, Tabata Carvalho resistiu as pressões das adversárias e levou o Brasil a mais um ouro com o tempo de 3:21.53. Equador foi prata, com 3:22.27 e Colômbia conquistou o bronze, com 3:22.87, apenas quatro centésimos a frente da Venezuela.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais brasileiros rumo ao ouro no atletismo

O decatlo continuou suas atividades com mais duas provas. Felipe Vinicius dos Santos ampliou sua vantagem após uma grande prova dos 400m, e o equatoriano Andy Preciado passou para a segunda colocação após vencer o salto em altura. Felipe terminou o dia com 4050 pontos, enquanto Andy chegou aos 3926. O venezuelano Gerson Izaguirre está em terceiro com 3877 e o brasileiro José Fernando Ferreira segue próximo ao pódio, em quarto lugar com 3800 exatos.

Na primeira prova da noite, Preciado saltou a 2,02m para vencer e entrar de vez na disputa pelo título. José Fernando Ferreira ficou em segundo com 1.93m e Felipe Vinicius dos Santos foi o terceiro, saltando a 1,90m.

Encerrando o primeiro dia, Felipe fez uma bela prova para ampliar sua liderança. O representante brasileiro no decatlo em Tóquio 2020 venceu com folga os 400m ao completar em 49,30mGerson Izaguirre Rangel (51.30) e o equatoriano Andy Preciado (51.60) vieram atrás. José Fernando Ferreira ficou em quarto, com 51.62.

+ Brasil passa dos 100 ouros com vitórias no boxe feminino

Nas semifinais dos 400m, os brasileiros Vitor Hugo de Miranda e Lucas da Silva Carvalho passaram com tranquilidade para a final. Vitor ficou em segundo na primeira bateria, com 47.22 e Lucas venceu a segunda bateria com 46.36.

Outros brasileiros no atletismo ficam sem medalha

No salto em distância, Lucas Marcelino ficou em quinto, com a marca de 7,57, longe do pódio. O peruano Jose Luis Mandros saltou para 8,07m, e o uruguaio Emilio Lasa Sanchez e o colombiano John Andres Berrio completaram o pódio, com saltos de 7,93m e 7,89m. O brasileiro Alexsandro Melo, conhecido como Alex Bolt sofreu uma lesão no tornozelo e abandonou a disputa ao fim da etapa classificatória. Apesar de ter ficado no top8 ele não conseguiu retornar para os saltos seguintes e terminou na oitava colocação, com a marca de 7,10m.

Allan Wolski ficou em quarto lugar, com melhor marca de 70,54m. O Chile fez dobradinha com Gabriel Kehr e Humberto Mansilla, repetindo o resultado dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Joaquin Gómez ficou em terceiro com 73.56. Na única prova sem brasileiros na sessão noturna, Frederico Bruno levou o ouro para a Argentina nos 5.000m com tempo de 13:54.79. Uruguai e Chile ficaram com prata e bronze, respectivamente.

Mateus Nagime
Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em​ Assunção 2022Atletismo

Foi na repescagem, mas o Brasil fez sua melhor marca da temporada para vencer a prova do 4x400m e garantir vaga no Mundial em Tóquio
4x100m e 4x400m masculino beliscam vagas em suas provas, mas erros na terceira perna comprometem classificação; Domingo conta com repescagem valendo vaga no Mundial de Atletismo
Brasil irá disputar quatro provas no Mundial de Revezamentos, em busca de vagas no Mundial de Ateltismo de 2025
Após vencer em Kingston e os 400m com barreiras em Miami, Alison dos Santos fechou com vitória nos 400m rasos e segundo título de etapa