Judô conquista seis medalhas na estreia no Sul Americano

Judô brasileiro termina primeiro dia com três ouros, uma prata e dois bronzes.

Nesta terça-feira (11), foram iniciadas as competições do judô nos Jogos Sul Americanos de Assunção 2022. O Brasil começou bem o primeiro dia e encerrou com seis medalhas. Foram ouros com os judocas Thayna Lemos, Gabrielle Gonzaga e Ronald Lima. Prata com Jonas Castro Ribeiro e bronzes com Michel Felix e Gabriella Mantena Moraes.

+Quadro de medalhas dos Jogos Sul Americanos de Assunção 2022

Foi com um ippon em cima da chilena Judith Jaque que a brasileira, Thayna de Oliveira Lemos conquistou a medalha de ouro nos 52kg feminino. Ainda entre as mulheres, subindo para categoria dos 57kg, Gabrielle Gonzaga bateu a peruana Marian Arrese na final e também terminou no lugar mais alto do pódio.

Thyayna de Oliveira Lemos (Foto: Miriam Jeske/COB)

No judô masculino, Ronald Lima (66kg) teve um caminho longo até chegar a final. Estreando nas oitavas, derrotou o judoca paraguaio Ezequiel Beltran. Nas quartas e na semis, venceu atletas da Venezuela de Chile. Na decisão, aplicou um ippon no venezuelano Willis Estrada para conquistar o título da categoria. Jonas Ribeiro (73kg) chegou bem perto da medalha de ouro, mas acabou perdendo para peruano Humberto Albajar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

As medalhas de bronze do Brasil no judô nesta terça ficaram com Gabriella Mantena (63kg) e Michel Augusto (60kg). Alexia Nascimento (48kg) perdeu logo na estreia, nas quartas de final, para a colombiana Erika Arias e não chegou a disputa de medalhas.

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Assunção 2022Judô

Atual campeã olímpica do judô fala sobre ajustes e preparação mental para o Campeonato Mundial de 2025
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa gravaram suas marcas na história do esporte brasileiro
Rosi Andrade, de 27 anos, conquistou a medalha de ouro para o Brasil no Mundial ao vencer na final a judoca turca Ecem Tasin, vice-campeã do mundo em 2022. Além dela, Danilo Silva ganhou a prata