Mulheres estreiam com vitória e homens perdem no rúgbi

Seleção feminina vence Uruguai e Peru, enquanto time masculino perde os dois primeiros jogos.

Na largada do rúgbi sevens, nesta sexta-feira(7), dos Jogos Sul Americanos em Assunção 2022, o Brasil brilhou no torneio feminino ao derrotar o Uruguai por 33 a 12. Depois, na segunda rodada realizada à tarde, mais uma vitória contundente em cima do Peru por 38 a 0. Entre os homens, começou com derrotas diante a favorita Argentina e o Uruguai.

+Quadro de medalhas dos Jogos Sul Americanos de Assunção 2022

Mulheres largaram na frente no torneio feminino de rúgbi vencendo os dois primeiros confrontos com sobras (Foto: Miriam Jeske/COB)

No time feminino do Brasil, a novata Anne fez dois tries, assim como a velocista Thalia, ao passo que a experiente Aline marcou try decisivo para garantir a vitória na estreia. “Começamos fortes na estreia, mas ainda tem cinco jogos pela frente”, deixou claro Marina Tchoba Fioravanti, capitã das Yaras.

Já a equipe masculina não teve uma estreia muito boa. Drudi e Maranhão marcaram dois preciosos tries para os Tupis, que foram ao intervalo em desvantagem de somente 12 a 10, com os argentinos celebrando seus tries pelas mãos de Moneta, um dos grandes nomes do rugby sevens mundial no momento.

Seleção masculina de rúgbi estreou com derrota diante a favorita Argentina (Foto: Miriam Jeske/COB)

No entanto, os Pumas cresceram na segunda etapa e fecharam a vitória por 31 a 10. “Estreamos contra a potência sul-americana, tivemos a chance da virada, mas eles acabaram vencendo. Agora é focar na sequência”, comentou Lucas “Zé” Tranquez, capitão brasileiro.

Segunda rodada com história semelhante

Na segunda rodada, jogada na tarde desta sexta-feira, os Tupis foram superados pelo Uruguai, recém promovido à elite do Circuito Mundial, por 12 a 10. O Brasil largou na frente com try de Robert, mas o Uruguai deu o troco com try de Viñals e a conversão chutada por Lijtenstein se provou depois o fator decisivo. Os brasileiros chegaram a se colocar em vantagem na reta final da partida com try precioso de Drudi, mas o mesmo Lijtenstein fez o try da virada uruguaia.

As Yaras, por sua vez, asseguraram contundente vitória sobre o Peru para fecharem a fase de grupos no primeiro lugar. O placar da vitória das brasileiras foi 38 a 0 com tries da capitã Marina “Tchoba” (duas vezes), Andressa, Isadora, Anne Eshyllen.

Formatos diferentes

Os torneios masculino e feminino de Rúgbi estão sendo jogados conjuntamente no estádio Héroes de Curupayti, mas com formatos diferentes. O torneio masculino conta com sete seleções, que se enfrentam no sistema de todos contra todos. Ao final, as duas primeiras colocados disputarão o ouro, ao passo que a terceira e a quarta colocadas jogarão pelo bronze.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No torneio de rúgbi feminino, são nove participantes. Divididos em três grupos com três equipes cada, as duas primeiras colocadas de cada grupo da sexta-feira são dividias em dois grupos de três equipes para o sábado (8), dos quais sairão as semifinalistas do domingo (9).

Colaboração OTD

Mais em​ Assunção 2022Rúgbi

A equipe venceu os Gladiadores na "final" da competição. Ambas os times chegaram na final com 100% de aproveitamento
A Seleção Feminina de rugby sevens disputam repescagem do circuito mundial na cidade dos Jogos Olímpicos neste fim de semana
Entre as finalistas do prêmio de melhor jogadora do Circuito Mundial, Thalia falou com exclusividade ao OTD sobre a surpresa e a evolução das Yaras
A brasileira concorre ao lado de dois grandes nomes da modalidade: a australiana Maddison Levi e a neozelandesa Jorja Miller