Há 55 anos, Tóquio via nascer o seu primeiro sonho olímpico

Em um 10 de outubro, acontecia a cerimônia de abertura da Olimpíada de Tóquio-1964, uma edição que mudou a história do movimento olímpico

Enquanto corre para finalizar os preparativos e receber mais de dez mil atletas nos Jogos Olímpicos de 2020, em julho do ano que vem, Tóquio experimentou nesta quinta-feira uma sensação diferente, que poucas cidades já tiveram. Há exatamente 55 anos, em um 10 de outubro, a capital japonesa assistia a cerimônia de abertura da Olimpíada de Tóquio-1964, a primeira que organizou.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog Laguna Olímpico no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Clique e siga

Na história dos Jogos de Verão, apenas quatro cidades tiveram a honra de receber uma Olimpíada mais de uma oportunidade. Londres (ING) é a recordista, tendo recebido em três ocasiões: 1908, 1948 e 2012. Paris (FRA) foi sede em 1900 e 1924. Como a capital francesa, Atenas (GRE), em 1896 e 2004, e Los Angeles (EUA), em 1932 e 1984, foram escolhidas para receberem os Jogos duas vezes.

Antes de entrar neste seleto clube, Tóquio relembrou nesta quinta-feira a edição dos Jogos que organizou em 1964 e que mudou a história do movimento olímpico, em vários aspectos.

Para começar, foram os Jogos que brindaram o reerguimento de um país. Menos de 20 anos após o final da Segunda Guerra Mundial, quando viu duas bombas atômicas destruírem as cidades de Hiroshima e Nagasaki, o Japão conseguiu se reorganizar e receber a maior competição do esporte mundial. Só isso já seria notável.

Uma cena simbólica reforço ainda mais esse poder de reconstrução do Japão. A pira olímpica de 64, por exemplo, foi acesa por Yoshinori Sakai, que nasceu em 6 de agosto de 1945, dia que explodiu a bomba em Hiroshima.

Olimpíada chega à Ásia

A edição de Tóquio-1964 marcou ainda a primeira vez que os Jogos de Verão chegaram à Ásia. Experiência que só se repetiria 24 anos depois, quando Seul recebeu a Olimpíada.

Foram nos Jogos de Tóquio-1964 que duas das modalidades mais populares no programa olímpico estrearam. O vôlei (masculino e feminino) e o judô (só entre os homens) fizeram sua primeira aparição nesta Olimpíada. Mais de meio século depois, os dois são um sucesso a cada edição. Além de ter uma importância enorme para o esporte olímpico do Brasil.

Com um total de 5.137 atletas participantes (4.457 homens e apenas 680 mulheres), a Olimpíada de Tóquio-1964 foi histórica. E não vejo motivos para acreditar que será diferente em 2020.

Marcelo Laguna

Mais em​ Laguna OlímpicoAlmanaque

A inédita vitória na Copa do Mundo de tênis de mesa de Macau conseguiu ser destaque no noticiário geral e até nos intervalos da transmissão do futebol
Presidente do comitê olímpico americano tem mantido reuniões com membros do governo, tentando atenuar as duras medidas restritivas de Trump para vários países
Modalidade que estará na Olimpíada de Los Angeles-2028 saberá até junho se contará com a participação dos astros da liga profissional de futebol americano
A ucraniana Daria Bilolid, bronze nos Jogos de Tóquio-2020 na categoria até 48 kg, deixou os tatames para defender a equipe feminina do Metalist